3 Tipos de incontinência urinária

Você já deve ter ouvido falar em incontinência urinária, certo? Mas você sabia que existem 3 tipos? Nem toda incontinência urinária é igual! 👉🏽 A incontinência urinária de esforço é mais comum em mulheres e geralmente se caracteriza pela saída de algumas gotas de urina ao tossir, espirrar, gargalhar ou carregar peso.

Costuma ser causada pelo enfraquecimento dos músculos do assoalho pélvico, o que pode ocorrer depois da gravidez e parto. Nos homens, esse tipo de incontinência pode acontecer depois de uma cirurgia na próstata;

👉🏽 A incontinência urinária de urgência afeta principalmente as pessoas mais velhas. Se caracteriza por uma vontade súbita e muito urgente de urinar, sem que a pessoas consiga controlar a saída da urina até chegar ao banheiro.

Geralmente, é causada pela contração involuntária e inapropriada do músculo detrusor, responsável pela liberação voluntária da urina, condição chamada de a bexiga hiperativa;

👉🏽 A incontinência urinária mista combina as incontinências de esforço e de urgência, de maneira que o paciente sente a urgência de urinar por causa da bexiga hiperativa e também não consegue controlar a saída da urina pelo enfraquecimento do assoalho pélvico.

Apesar de ainda ser considerada um tabu e motivo de vergonha de muitos pacientes, a incontinência urinária é comum.

A boa notícia é que existe tratamento. Então, se você acredita que sofre de algum desses tipos de incontinência, procure um urologista.