Maria só conseguiu emagrecer quando passou no Psiquiatra
Dr. Daniel Cavalcante
Psiquiatra – CRM: 165836
Inusitado? Pois é, Maria já havia passado no endócrino, nutrólogo, nutricionista… Contratou um personal trainner, recebeu as mais variadas dietas e nada! Apesar de toda a sua determinação e engajamento em buscar soluções, ela acabava esbarrando em um grande problema…
Ela até conseguia seguir a dieta e rotina de atividade física por um tempo. Até o momento em que o estresse e a ansiedade batia forte. Aí ela não conseguia controlar o impulso e acabava cedendo ao impulso de comer em demasia. E, infelizmente, o apetite nunca era pra uma salada ou uma fruta. O cérebro quer algo mais prazeroso, geralmente mais gorduroso.
Já falei aqui em outro texto que uma das manifestações comuns em transtornos de ansiedade é o aumento de apetite. É um mecanismo primitivo de compensação: seu cérebro aprendeu que determinados alimentos geram um prazer imediato e acaba recorrendo a eles em momentos de maior tensão.
De nada adianta, então, fazer uma dieta restritiva se você não estiver em condições psicológicas de sustentá-la. Não estou dizendo aqui que devemos procurar um psiquiatra quando quisermos perder peso. Mas em casos de insucessos repetidos, talvez seja bom avaliar melhor o que poderia estar atrapalhando. Muitas vezes o próprio profissional (nutricionista, endócrino, etc) já tem essa percepção e sugere a complementação com o acompanhamento psiquiátrico.