DEGENERAÇÃO DISCAL
Dr. Mateus Tomaz
Médico Neurocirurgião – CRM:158815
Um disco da coluna vertebral é composto por um centro macio, semelhante a uma geléia (núcleo pulposo), envolto em um exterior mais resistente e emborrachado (anel fibroso). Uma hérnia de disco ocorre quando parte do núcleo é expelida através de uma ruptura no anel fibroso.
Um disco herniado ou protruído, que pode ocorrer em qualquer parte da coluna, pode irritar um nervo próximo. Dependendo de onde está o disco herniado, pode resultar em dor, dormência ou fraqueza no braço ou na perna(dor ciática).
Muitas pessoas não apresentam sintomas de uma hérnia de disco. Nesses casos, a cirurgia geralmente não é necessária para aliviar o problema.
Sintomas
A maioria das hérnias de disco ocorre na região lombar, embora também possa ocorrer no pescoço (região cervical). Os sinais e sintomas dependem de onde o disco está situado e se o disco está comprimindo um nervo. Eles geralmente afetam um lado do corpo.
-Dor no braço ou na perna: Se o seu disco herniado estiver na parte inferior das costas, você normalmente sentirá mais dor nas nádegas, coxa e panturrilha. Você também pode sentir dor em parte do pé. Se o seu disco herniado estiver no seu pescoço, você normalmente sentirá mais dor no ombro e no braço. Essa dor pode atingir seu braço ou perna quando você tossir, espirrar ou se mover em determinadas posições. A dor é frequentemente descrita como aguda ou ardente.
-Dormência ou formigamento: As pessoas que têm hérnia de disco geralmente apresentam dormência ou formigamento na parte do corpo atendida pelos nervos afetados.
-Fraqueza: Músculos servidos pelos nervos afetados tendem a enfraquecer. Isso pode causar tropeços ou afetar sua capacidade de levantar ou segurar itens.
Quando consultar um médico
Procure atendimento médico se a dor no pescoço ou nas costas percorrer seu braço ou perna, ou se você também tiver dormência, formigamento ou fraqueza.
Causas
A hérnia de disco geralmente é o resultado de um desgaste gradual relacionado ao envelhecimento, chamado degeneração do disco. À medida que você envelhece, seus discos se tornam menos flexíveis e mais propensos a rasgar ou romper, mesmo com uma pequena tensão ou torção.
A maioria das pessoas não consegue identificar a causa de seu disco herniado. Às vezes, usar os músculos das costas em vez dos músculos da perna e da coxa para levantar objetos pesados pode levar a uma hérnia de disco. Raramente, um evento traumático como uma queda ou um golpe nas costas é a causa.
Fatores de risco
Fatores que podem aumentar seu risco de hérnia de disco incluem:
-Peso: O excesso de peso corporal causa estresse extra nos discos da região lombar.
-Ocupação: Pessoas com empregos fisicamente exigentes têm maior risco de problemas nas costas. Elevar repetidamente, puxar, empurrar, dobrar para os lados e torcer também pode aumentar o risco de hérnia de disco.
-Genética: Algumas pessoas herdam uma predisposição para o desenvolvimento de um disco de hérnia.
-Tabagismo: Fumar diminui o suprimento de oxigênio para o disco, causando a sua quebra mais rapidamente.
Complicações
Logo acima da cintura, a medula espinhal termina. O que continua através do canal espinhal é um grupo de longas raízes nervosas que se assemelham à cauda de um cavalo (cauda equina).
Raramente, a hérnia de disco pode comprimir todo o canal medular, incluindo todos os nervos da cauda equina e pode ser necessária cirurgia de emergência para evitar fraqueza ou paralisia permanente.
Procure atendimento médico de emergência se você tiver:
-Agravamento dos sintomas: Dor, dormência ou fraqueza podem aumentar a ponto de dificultar suas atividades diárias.
-Disfunção da bexiga ou intestino: A síndrome de Cauda Equina pode causar incontinência ou dificuldade em urinar, mesmo com a bexiga cheia.
-Anestesia em sela: Essa perda progressiva da sensação afeta as áreas que tocariam uma sela – a parte interna das coxas, as costas das pernas e a área ao redor do reto.
Prevenção
Para ajudar a impedir a formação de uma hérnia de disco com hérnia, faça o seguinte:
-Exercício: O fortalecimento dos músculos do tronco estabiliza e apoia a coluna.
-Mantenha uma boa postura: Isso reduz a pressão na coluna e nos discos. Mantenha as costas retas e alinhadas, principalmente quando estiver sentado por longos períodos. Levante objetos pesados adequadamente, fazendo com que as pernas – e não as costas – façam a maior parte do trabalho.
-Mantenha um peso saudável: O excesso de peso exerce mais pressão sobre a coluna e os discos, tornando-os mais suscetíveis à hérnia.
–Parar de fumar: Evite o uso de quaisquer produtos de tabaco.