12 fatos interessantes sobre sua coluna
Dr. Mateus Tomaz
Médico Neurocirurgião – CRM:158815
1) Quando nascemos, nossa coluna é composta por 33 vértebras individuais.
2) À medida que envelhecemos, algumas dessas vértebras se fundem.
3) As cinco vértebras que compõem o nosso sacro tornam-se um osso e as vértebras coccígeas – que podem variar de três a cinco ossos – se fundem como um só. Assim, o cóccix é formado.
4) Você tem cinco vértebras na região da coluna lombar – a parte inferior das costas.
5) A área cervical, ou o pescoço, é composta por sete vértebras individuais.
6) Você sabia que humanos e girafas têm sete vértebras cervicais? Isso demonstra bem a flexibilidade e versatilidade da estrutura da coluna vertebral humana, levando em consideração o comprimento do pescoço de uma girafa.
7) Temos mais de 120 músculos na coluna.
8) A coluna vertebral inclui aproximadamente 220 ligamentos individuais.
9) Mais de 100 articulações permitem extrema flexibilidade e amplitude de movimento da coluna.
10) Mais de um quarto do comprimento total da coluna é criado a partir da cartilagem, a substância semelhante à esponja que separa um disco vertebral do outro; A cartilagem pode se expandir e contrair. Curiosamente, se a gravidade for removida (em viagens espaciais, por exemplo), uma pessoa pode retornar à terra mais alto do que quando saiu. Por outro lado, a força da gravidade em nossos corpos ao longo dos anos encolhe a cartilagem, fazendo com que diminuamos de tamanho à medida que envelhecemos.
11) A dor nas costas está entre os motivos mais comuns para uma consulta médica etambém é uma das principais causas de aposentadoria por incapacidade nos Brasil. A maioria das dores nas costas, aproximadamente 80%, não requer tratamento médico e geralmente desaparece em um a dois meses. (Se, no entanto, a dor nas costas for persistente ou aguda, recomenda-se que você procure atendimento médico).
12) A coluna tem uma excelente memória e, como tal, recomenda-se que você tome o cuidado de fornecer suporte adequado desde cedo. Controlar sua postura, engajar-se no fortalecimento dos músculos das costas, assim como alongamentos, é benéfico para a saúde a longo prazo da sua coluna.