Home office – Não estou conseguindo render
Daniel Cavalcante
Psiquiatra – CRM: 165836
No artigo que publiquei anteriormente (O desafio do home office), discutimos como e por que a adaptação a uma rotina de trabalhar em casa pode ser difícil.
Mas existem algumas medidas que podem facilitar esse processo. Se você já está ciente de que tal mudança de rotina pode ser difícil, vale a pena se ater a alguns pontos importantes para essa organização, os quais destaco adiante.
- Identifique que você precisa em sua atividade profissional;
Tenha tudo ao seu fácil alcance e reduza, assim, o desgaste e a perda de tempo e de eficiência procurando coisas durante o seu tempo de trabalho.
- Determine um espaço específico em sua casa;
Eu sei que, às vezes, pode ser tentador mudar da cadeira para a poltrona e depois pro sofá. Mas, para uma melhor produtividade, o ideal é determinar o seu local de trabalho e ser disciplinado quanto ao mesmo. (Lembre-se do condicionamento que expliquei no texto anterior!)
- Uma boa luminosidade natural pode ser bastante benéfico.
Mais luz natural reduz o esforço que vc deve fazer em leituras e ajuda seu cérebro a manter-se plenamente ativo por mais tempo. Considere também colocar uma ou duas plantas no ambiente.
- Considere separar um telefone somente para assuntos de trabalho.
Usar o mesmo telefone pode diminuir sua eficiência, uma vez que você acaba se distraindo com notificações constantes ou mensagens paralelas ao seu trabalho.
- Mantenha seu smartphone em um lugar separado, enquanto trabalha.
Já sabe, né? Essa parte pode ser bem difícil…
- Monitore o seu tempo de trabalho.
Atenção a esse ponto! Sua jornada de trabalho normal tem quantas horas? Oito? Então, esse vai ser o tempo destinado a trabalho na sua casa também! Se você começar a flexibilizar demais isso, pode acabar complicando ainda mais a adaptação.
- Ficou com mais tempo ocioso? Use-o ao seu favor.
Respeite-se! Aproveite o tempo que você poupou nos deslocamentos casa-trabalho-casa para fazer coisas prazeirosas! Lembra dos livros que você queria ler? Dos filmes e séries aos quais você queria assistir? Daquele curso on-line para o qual você não tinha tempo? Pois é.