A Psicologia Infantil determina como as variáveis ambientais e as características biológicas da criança interagem no seu comportamento, estudando como ambas se relacionam e se influenciam. O objetivo desta especialidade é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, para que ela possa expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos marcantes. Desta forma, o psicólogo exerce a função de facilitador, sendo capaz de identificar os conflitos e auxiliar na busca por melhores alternativas para lidar com eles. Esse cuidado na infância é de grande importância para que as fases seguintes não sejam prejudicadas. São através de situações lúdicas que a criança consegue expressar seus sentimentos.

O atendimento para orientação dos pais é fundamental para o tratamento da criança. A participação da escola também é de enorme ajuda, já que é neste ambiente que a criança passa boa parte do tempo e onde, frequentemente, as dificuldades e conflitos se manifestam.

Alguns dos problemas tratados pela Psicologia Infantil:

– Déficit no rendimento escolar;

– Doenças psicossomáticas;

– Perda de limite de conduta;

– Transtornos de conduta;

– Anorexia e bulimia;

– Incontinência fecal e urinária;

– Comportamentos disfuncionais na interação com o meio;

– Trabalhamos o luto com a criança;

– Transtornos com mecanismos psicóticos e outros.

 

Além da Psicoterapia Infantil nossa Equipe realiza a Avaliação Psicológica da Criança. Utilizando técnicas adequadas para as faixas etárias buscamos alcançar ótimos resultados no trabalho de prevenção da saúde mental.