A Oncologia é a especialidade médica que estuda as neoplasias, ou tumores, benignas ou malignas. A origem da palavra vem do grego onkos, que significa volume, que sabemos atualmente ser causado pelo acúmulo de células cancerosas em regiões do organismo.

Os tumores podem ser localizados ou invadir outros tecidos, disseminando-se por todo o corpo. A Oncologia estuda a forma como o câncer se desenvolve no organismo e determina o tratamento mais adequado para cada caso.

O oncologista é responsável pelo tratamento de diversos tipos de tumores, e a especialidade subdivide-se entre Oncologia Adulta e Pediátrica.

O tratamento do câncer diferencia-se de outros tratamentos devido a complexidade da doença. O acompanhamento de uma equipe multidisciplinar é essencial, uma vez que o aparecimento de outras doenças durante o tratamento não é raro, e além disso as medicações utilizadas podem causar diversos efeitos colaterais. Todos trabalham em conjunto para promover e manter a qualidade de vida do paciente, e a Oncologia é a especialidade responsável pela coordenação da equipe.

A medicina oferece várias alternativas para o tratamento do câncer e o oncologista vai definir qual a melhor abordagem. Quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, imunoterapia ou cirurgia são alternativas que podem ser utilizadas isoladamente, em associação ou em sequência, variando de acordo com cada caso.

O acompanhamento do paciente com o oncologista acontece durante e após o término do tratamento, pois, além das chances do tumor voltar, existem riscos do aparecimento de doenças em decorrência das terapias aplicadas.