A Nutrição é a atividade que estuda a fundo as propriedades dos alimentos e busca soluções para promover a saúde a partir da alimentação. É uma profissão que tem tudo a ver com vida saudável, qualidade de vida e consciência a respeito daquilo que a gente come. O nutricionista tem a importante missão de difundir hábitos como o consumo de alimentos mais naturais, menos industrializados, criando assim um impacto positivo na vida diária da população.

A importância do alimento e sua relação com a saúde humana é descrita desde a antiguidade. No decorrer dos séculos, a ciência da medicina identificou diversas doenças associadas a deficiências nutricionais, dentre as quais doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão arterial, obesidade e câncer, que são agravadas por modificações nos padrões alimentares.

Atualmente, o cuidado no suporte nutricional além de nutrir as células adequadamente, envolve o equilíbrio de fatores como estresse, distúrbios emocionais, exposição à poluição,  fornecendo nutrientes e compostos bioativos envolvidos na modulação do sistema imune. Estes mecanismos se manifestam através de sinais e sintomas. Nesse sentido, durante a consulta, os pacientes respondem a um questionário sobre vários assuntos, por exemplo, como está o funcionamento intestinal, se as unhas estão fracas, apresenta muita queda de cabelo, alteração de humor, tensão pré- menstrual, celulite, ansiedade, estresse, entre outros. A partir das respostas, e dos sinais e sintomas apresentados, estes serão relacionados com a carência ou excesso de nutrientes no nosso organismo e reequilibrados através da alimentação, suplementos vitamínicos, minerais e probióticos e alinhados com a rotina e objetivo do paciente.