A coluna vertebral é uma das mais delicadas áreas do corpo humano. Além de fornecer a sustentação para o corpo e para seus órgãos principais, como o coração e o pulmão, é por dentro da coluna vertebral que passam os nervos e terminações nervosas responsáveis pelas sensações nos membros e pelos movimentos.

Muitas pessoas se surpreendem ao serem encaminhadas para o Neurocirurgião quando estão com algum problema na coluna, especialmente para hérnias de disco. É bem comum o paciente procurar o ortopedista quando sente alguma dor na lombar, nas costas ou no ciático e, posteriormente são encaminhadas para o neurocirurgião. A coluna vertebral protege a medula e as raízes nervosas, estas comunicam o encéfalo com o resto do corpo. Assim como o neurocirurgião trata de doenças do crânio que atingem o encéfalo, trata também de doenças da coluna que podem ou não afetar as estruturas nervosas.

Por vezes, o neurocirurgião especializado em coluna pode tratar de condições como hérnia de disco, protrusão de disco, dores no nervo ciático e a estenose ou síndrome do canal lombar estreito. Alguns dos tratamentos da neurocirurgia da coluna podem incluir os bloqueios e infiltrações que tratam de dores na coluna, nos membros e formigamentos nas extremidades do corpo, como mãos e pés.