O cirurgião de cabeça e pescoço é o médico responsável pelo diagnóstico, tratamento e seguimento dos pacientes portadores de lesões benignas e malignas na região da cabeça e pescoço, sendo os mais comuns tumores de boca, tireoide e tumores de pele.

Trata-se de uma especialidade médica que requer como pré-requisito a formação em Cirurgia Geral. No Brasil, a prevalência de câncer de cabeça e pescoço, principalmente câncer de boca em homens e de tireoide em mulheres, tem aumentado nos últimos anos. Fato este que coloca o cirurgião de cabeça e pescoço em importante posição tanto no diagnóstico precoce quanto no tratamento especializado. A diversidade nos diagnósticos e tratamentos da especialidade fazem com que o médico especialista se depare diariamente com casos desafiadores, exigindo permanente estudo e atualização.

As inovações tecnológicas fazem com que as cirurgias sejam mais seguras e agreguem menos morbidade ao paciente. Atualmente já é possível realizar procedimentos cirúrgicos na região da cabeça e pescoço com auxílio do microscópio, videoendoscopia e o robô, como o uso do laser de alta precisão em lesões das cordas vocais, a tireoidectomia trans-oral,  o esvaziamento cervical e amigdalectomia robóticos. Dessa forma os pacientes têm uma recuperação precoce e com menos sequelas.