Viver com Disfunção Erétil

Luiz Eduardo BLOG

Dr. Luiz Eduardo Caloete Ximenes
Médico Urologista – 166873/SP

Quase todo homem pode ter breves problemas de ereção. Em quase todos os casos, está relacionado a certas e específicas circunstâncias da vida, problemas ou situações estressantes. Geralmente, esses problemas de ereção desaparecem quando a situação é resolvida ou atenuada.

Um relacionamento íntimo entre duas pessoas é complexo e envolve muitos aspectos. Disfunção erétil pode afetar ou mudar seu relacionamento consigo e com seu parceiro. Você pode ficar envergonhado e sentindo-se culpado, tornando difícil falar com seu parceiro sobre este assunto.

Você pode se tornar mais reservado emocional e fisicamente, porque, você teme não ser capaz de ter relações sexuais satisfatórias. Mesmo que esse comportamento possa ser um sinal de frustração e humilhação, seu parceiro pode pensar que você está perdendo interesse nele ou nela. Isso pode ter um impacto negativo em seus autoestima e sentimentos de atratividade.

Essas mudanças podem ser muito difíceis de lidar, porque, para a maioria dos homens, a sexualidade e a ereção permanecem importantes ao longo de toda a sua vida. Você pode até entrar em negação ou sofrem de depressão. É por isso que o efeito da disfunção erétil em sua qualidade de vida não deve ser subestimado.

Muitos homens acham impróprio admitir a necessidade de afeto ou apenas um abraço. É importante abordar o problema discutindo com seu parceiro. Isso pode fornecer o conforto e suporte emocional você precisa. Ele ou ela pode se sentir vulnerável, rejeitado e temer a infidelidade ou abandono. Esses sentimentos podem piorar com mais frequência em que disfunção Erétil o impede de ter atividade sexual satisfatória.

Enquanto tratamento para curar a disfunção erétil pode resolver o aspecto físico, e consequências psicológicas para você e seu parceiro também podem necessitar de tratamento. Pode ajudar se você consultar um terapeuta. Seu parceiro pode sofrer sem falar muito, então é muito importante que você discuta abertamente a melhor maneira de lidar com esta condição.

Disfunção erétil não afeta apenas a vida sexual dos homens com relacionamento estável. Homens solteiros com disfunção erétil muitas vezes evitam namorar por causa desta condição. Pode ser desconfortável para você discutir sua vida sexual com urologista, mas é a maneira mais eficaz de lidar com suas preocupações. Junto com seu médico, você pode identificar o que é importante na sua vida sexual e escolher a melhor opção de tratamento para ter uma vida sexual satisfatória. Se você tem um parceiro, é importante incluí-los nessas consultas.