Curvatura Peniana ou Doença de Peyronie

Luiz Eduardo BLOG

Dr. Luiz Eduardo Caloete Ximenes
Médico Urologista – 166873/SP

O que é curvatura peniana?

É comum que um pênis ereto se curve ligeiramente. A curvatura peniana, no entanto, descreve um pênis ereto com uma curva que pode causar dor e interferir no sexo. Alguns homens nasceram com essa condição (pênis curvo congênito). Em outros, desenvolvem ao longo do tempo. Curvatura peniana que se desenvolve mais tarde na vida é chamado de doença de Peyronie.

O que causa curvatura peniana?

Pacientes podem nascer com curvatura peniana, e seu pênis quando ereto sempre será dobrado. Normalmente o pênis é inclinado para baixo, e isso é perceptível assim que jovem se torna sexualmente maduro. Curvatura congênita está associada com outros problemas dos órgãos genitais e é geralmente reconhecido durante a primeira infância.

Doença de Peyronie é considerado um distúrbio de cicatrização de feridas. Em algum momento durante sexo ou outra atividade, o pênis foi ferido, e os tecidos não cicatrizam adequadamente. Excesso de tecido cicatricial causado pelo acúmulo de colágeno formando uma placa fibrosa no pênis.

Cirurgia

A cirurgia é reservada para homens com pênis com curvaturas acentuadas e incapacitante deformidades que dificultam o sexo.

Existem 3 tipos de correção:

-Plicatura peniana

-Colocação de enxerto

-Prótese peniana

A escolha do tipo cirurgia depende dos seguintes fatores:

-Preferência pessoal do paciente

-Localização do tecido cicatricial

-Gravidade dos sintomas

-Resposta à medicação em caso de função erétil

-Comprimento do pênis