Tomei a vacina contra a covid-19. E agora, vale a pena coletar a sorologia (dosar anticorpos)?

DANIELE SCHERER BLOG

Dra. Daniele Scherer
Médica Reumatologista – CRM: 165380

Em 23 de março de 2021 a Sociedade Brasileira de Imunizações emitiu uma nota técnica NÃO recomendando a realização de sorologia para avaliar a resposta imunológica às vacinas da COVID-19.

Conforme a Nota técnica, “a complexidade da imunidade pós-vacinal ou mesmo após doença natural, no entanto, não corrobora a realização dos testes, pois os resultados não traduzem a situação individual de proteção.”

E o que isso quer dizer?

Quer dizer que a resposta de imunidade é muito mais complexa do que a produção de anticorpos. Sabemos que a exposição ao vírus pode desencadear a produção de anticorpos geralmente dosados em tais exames (os famosos Igg+) mas também estimula os LINFÓCITOS T – ou imunidade celular – permitindo que se formem células de memória; sendo assim, se exposto novamente ao vírus após a vacinação, tais linfócitos de memória agem de imediato estimulando a imunidade inata e, novamente, formação de anticorpos. Testes laboratoriais para detecção de linfócitos T específicos para um determinado patógeno são complexos e caros, realizados em determinados centros de pesquisa, não estando disponíveis na prática clínica.

E mais: a presença de anticorpos (IGG ou neutralizantes) NÃO DEVE ser considerada um “passaporte para a liberdade”. Sabemos que a vacina é capaz de reduzir de forma expressiva a gravidade dos sintomas, mas não evita a doença. Sendo assim, enquanto o vírus continuar com grande circulação dentre a população, mesmo vacinado você pode se infectar, adoecer e transmitir!

Por isso, enquanto não atingimos níveis de vacinação em massa em nosso país, precisamos manter todas as medidas de precaução!