Você ainda fuma?

Dr. Daniel Cavalcante
Psiquiatra – CRM: 165836

Pessoal, em média, 428 pessoas perdem a vida por dia no Brasil por causas diretas ou indiretas relacionadas ao tabagismo. Esse número representa 12,6% DO TOTAL DE MORTES que ocorrem no país. No Brasil, por ano, mais de 156 mil mortes poderiam ser evitadas sem o cigarros. O INCA (Instituto do Câncer) ainda apresenta que O TABAGISMO REDUZ, EM MÉDIA 6,71 ANOS DE VIDA das mulheres e 6,12 anos dos homens.

Os malefícios são tantos que, mesmo largando o cigarro, uma ex-fumante tem 2,45 anos de vida a menos que a média, enquanto um homem reduz 2,66 anos. Acho que nem preciso falar aqui agora sobre as inúmeras doenças e outros malefícios à saúde que o tabaco pode gerar ou agravar, né?

Nos últimos 25 anos, o Brasil apresentou uma redução nos índices de tabagismo. As leis antifumo, o preço do cigarro e as políticas de intervenção auxiliaram a compor uma redução de 17% de fumantes homens e 9% de fumantes mulheres. Que tal contribuirmos ainda mais para um país sem tabaco e sem suas trágicas consequências?