Um novo horizonte para a esquizofrenia
Daniel Cavalcante
Psiquiatra – CRM: 165836
Era uma vez um doença cujo diagnóstico era quase como uma sentença de invalidez. Eram tempos sombrios, em que não existiam remédios para as complexas manifestações de uma misteriosa doença. Tão misteriosa que alguns até a viam como algo místico, um castigo divino.
Eis que a ciência (sempre ela) trouxe explicações e derrubou (mais uma vez) misticismos, trazendo alívio e esperança aos doentes e familiares. Novos remédios surgiram, os tratamentos evoluíram e, hoje, vivemos uma realidade capaz de deixar boquiaberto qualquer psiquiatra dos primórdios do século passado. Sim, da mesma forma que alguém com depressão (ainda que grave) pode superar os seus sintomas, uma pessoa com esquizofrenia também pode!
Os tratamentos estão muito mais efetivos e confortáveis, a ponto de possibilitar uma vida tranquila e funcional aos acometidos! E continuamos nos dedicando para desenvolver estratégias para melhorar ainda mais a vida de quem tem esquizofrenia! Os nossos maiores desafios de agora são identificar mais precocemente os casos, melhorar a adesão ao tratamento e eliminar o estigma em torno da doença! E estamos contanto com a colaboração de todos vocês nessa missão!