O desafio do home office
Daniel Cavalcante
Psiquiatra – CRM: 165836
A quarentena imposta pela disseminação do Coronavírus tem trazido um grande desafio pra muita gente: trabalhar em casa com a mesma produtividade que mantinha em seus escritórios. Sim, pode ser uma experiência bem desafiadora, principalmente para aqueles que nunca passaram por isso antes.
Há muito tempo, nosso cérebro está submetido a uma rotina na qual a casa é vista como local de descanso. Vejam, por exemplo, que muitas pessoas têm dificuldade para ir à academia depois do expediente quando passam em casa antes. Mesmo antes de iniciarmos nossa vida profissional, nosso compromisso diário obrigatório era em escolas e muitos tinham dificuldade em estabelecer uma rotina de estudos em casa.
Nossa mente está condicionada a chegar em casa e relaxar. E sabemos o quão difícil é driblar a nossa mente. Quantas vezes somos vítimas de maus hábitos que foram construídos ao longo de anos de repetição de certos atos?
Muitas vezes, acabamos vencidos por esses condicionamentos de nossa mente. Mas, agora, o emprego de muita gente está em jogo. Mais do que nunca, manter a produtividade trabalhando em casa é fundamental.
Como vencer esse desafio, afinal? Bem, antes de tudo, entenda que quanto mais significativa é a mudança na rotina, maior pode ser o tempo requerido para a adaptação. Portanto, não se desespere caso não esteja rendendo bem nesses primeiros dias. O importante é você observar se há uma evolução dia após dia.
Mas, vejam, também há vantagens em se trabalhar em casa: flexibilidade em definir sua própria programação, economia de tempo e dinheiro com deslocamentos e a possibilidade de você iniciar suas tarefas com um menor nível de estresse, uma vez que você elimina aquela correria de casa pro trabalho.
Em suma, o sucesso dessa empreitada vai depender do quanto você será bem sucedido em organizar seu espaço de trabalho em casa e em separar seu trabalho da sua vida pessoal.
Algumas medidas simples podem contribuir para essa adaptação. O que você já vem fazendo nesse sentido?