Depressão na Infância

blog NORTON KITANISHI

Dr. Norton Kitanishi
Médico Psiquiatra Infantil – CRM: 163352

Conforme a população vai ficando mais consciente sobre a sobre a depressão, mais atenção vem sendo dada para o transtorno em faixas etárias diferentes das que costumamos ouvir falar. Na infância, por exemplo, os sintomas podem se apresentar de maneiras diferentes, portanto  é necessário estar atento às peculiaridades da depressão nessa faixa etária.

O humor deprimido, um dos sintomas mais importantes da depressão, pode estar mascarado como uma piora da irritabilidade. É comum os pais perceberem que seu filho está mais “manhoso” ou choroso.

A perda do interesse pode aparecer como uma redução do repertório de atividades da criança, como uma criança que gostava de ir ao parque ou visitar parentes, e agora quer ficar só no videogame ou celular, ou então não quer sair do quarto, podendo se misturar com outro sintoma, a perda de energia.

Alterações no apetite e no sono também são comuns, como a criança que agora está comendo demais ou pouco, ou está com sono muito agitado ou dormindo demais.

Sentimentos de culpa e inutilidade podem ser vistos quando a criança se chama de burra, feia, ou diz que não serve para nada. Discurso de não querer ter nascido ou mesmo de querer morrer fazem parte do sintoma  de pensamentos de morte.

Por fim, a dificuldade de se concentrar pode se expressar como queda no desempenho acadêmico.

Se você conhece alguma criança que esteja apresentando esses sintomas, procure um psiquiatra da infância e adolescência.