Consumo de Alimentos Ultraprocessados e o Impacto na Saúde Mental

GABRIELA LAIBER BLOG

Dra. Gabriela Laiber
Nutricionista – CRN3/ 54141/P

O consumo de alimentos ultraprocessados, como biscoitos, salgadinhos, refrigerantes, achocolatados, cereais matinais, refeições prontas congeladas, macarrão instantâneo, sorvete, entre outros (alimentos ricos em açúcar refinado) gordura saturada, alto teor de sódio, corantes e outros produtos sintéticos, são considerados inflamatórios ao nosso organismo. Além disso, estão associados com o desenvolvimento de doenças como, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e câncer.

No entanto, recentemente, estudos mostram também a relação dos ultraprocessados com a depressão. Segundo o professor de psiquiatria e psicologia médica da Universidade de Valência, Vicent Balanzá, as doenças psiquiátricas, como a depressão e a esquizofrenia, não são muito diferentes da diabetes, se olharmos as mudanças que ocorrem no organismo em um nível molecular. As pessoas com diabetes e com depressão se encontram em um estado de inflamação sistêmica leve, mas crônica. Dessa forma, alimentos industrializados e ultraprocessados, por serem pró-inflamatórios, levariam a uma piora do quadro de tais doenças. Assumindo isso, as intervenções com dieta e nutrição podem ser eficazes para corrigir a inflamação também, nas doenças psiquiátricas e, em geral, para melhorar o prognóstico das pessoas que as sofrem.

Importante lembrar que você é único e muitos outros fatores precisam ser avaliados individualmente. Para uma análise completa, é necessário que você passe por uma consulta com um nutricionista. Entre em contato conosco. Clique aqui e agende sua consulta.