JÁ OUVIU FALAR EM TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL, A TCC?

Elaine Mattos
Psicóloga CRP: 80/688

Lá no começo dos anos 60, um psiquiatra chamado Dr. Arron T. Beck se baseou no conhecimento empírico da Psicologia para criar a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC). 

A TCC é um tipo de psicoterapia de duração breve que geralmente foca mais na problemática atual do paciente, mas também trabalha conteúdos mais antigos da vida do paciente, conteúdos que lhe causaram dificuldades emocionais e se refletem em sua vida atual. 

O principal objetivo da TCC é corrigir os pensamentos distorcidos que aparecem de forma ameaçadora e intrusiva, aliviando, assim, os sintomas resultantes. 

É uma abordagem bastante abrangente, que trabalha a interrelação entre a emoção, o pensamento e o comportamento do indivíduo, passando desde os disparadores que mantém os comportamentos inadequados até a função e os ganhos secundários que cada sintoma tem dentro do atual contexto de vida do paciente. 

Na TCC, entendemos que os eventos que ocorrem na nossa vida nos afetam no modo como os interpretamos, de forma a gerar angústia, a qual acaba gerando sintomas que se repetem. 

É um tipo de terapia é indicada para tratamento em todas as faixas etárias.