Antes de achar que é déficit de atenção, leia este artigo!
Dr. Luciano Messias
Psicólogo – CRP: 06/148895
A queixa é bastante comum, crescente e pode causar a sensação de tristeza e impotência. Algumas pessoas pensam ter déficit de atenção ou acham que seus filhos/alunos o possuem, por conta de um fraco desempenho escolar ou de trabalho. Nessa ocasião, é muito importante tomar cuidado com a patologização desenfreada e responsabilizar somente o indivíduo por seu mau desempenho. Isso é um perigo, pois a questão pode estar localizada no ambiente ou num procedimento pedagógico equivocado.
Neste artigo apresento um roteiro com os cuidados básicos para um melhor desempenho atencional. É preciso num primeiro momento, nos certificarmos se todos esses hábitos e cuidados estão sendo contemplados. Na maioria das vezes, com algumas mudanças na rotina e atitudes saudáveis, conseguimos superar essa dificuldade atencional. A Atenção é um dos principais recursos mentais, senão o principal. É por meio dela que a realidade é apreendida, acessamos a memória e conduzimos o aprendizado. Trata-se de um recurso cognitivo limitado e escasso. Por todos esses motivos precisamos cuidar bem dela. Vamos lá?
MOTIVADORES
Algumas pesquisas demonstram que somos capazes de manter o nosso estado de vigilância e atenção, mesmo diante de situações adversas, como privações de sono, caso nossas motivações sejam fortes o suficiente para isso. A atenção aliada à motivação são ferramentas potentes e capazes de determinar nosso nível de competência diante de uma tarefa. Se uma atividade for entendida ou apresentada com peso e dificuldade, sua execução será feita de forma ruim; e o contrário é verdadeiro. Portanto, saiba nomear e encontrar tudo aquilo que o motiva quando for realizar alguma atividade, mesmo burocrática. Da mesma forma as crianças precisam de uma boa apresentação e motivação para os afazeres escolares e domésticos. Estudar precisa ser divertido, estimulante e transformador. Bons vínculos com o professor e figuras de autoridade são capazes de motivar uma criança em seu aprendizado. Quando alguém é validado e incentivado pelos seus esforços, este alguém terá bons motivos para continuar aprendendo. Lembre-se de reconhecer os esforços e não os resultados, estes virão como consequência.
DISTRATORES
A atenção está constantemente lutando contra seus distratores e nessa competição é possível que várias oportunidades escapem de nossas mãos. O custo a ser pago por não se estar presente no aqui e agora, algumas vezes, pode ser alto demais e danoso. Pense, neste caso, numa pessoa dirigindo. Atualmente o celular e o vídeo game são os campeões dos distratores. Portanto, nomeie e controle seus distratores colocando prazos e se distanciando cada vez mais deles. Escolha se fazer presente e usar a atenção plena. Lembre-se que o enriquecimento de informações irrelevantes irá causar o empobrecimento da sua atenção como um todo.
SONO
É fundamental um sono reparador e adequado para uma melhor qualidade atencional. O importante é que seja reparador e proporcione um bom descanso. Uma das maiores dificuldades em dormir cedo, está ligado também ao uso de eletrônicos. A incidência da luz e a claridade deles confunde o cérebro que reduz a produção de melatonina por pensar que é de dia, mantendo o estado de vigília. O hábito de dormir tarde ao longo da semana fará com que você chegue exausto na sexta feira pelo acúmulo da privação de sono ao longo da semana. O cansaço e a privação de sono, portanto podem prejudicar e piorar a sua atenção, concentração, rendimento acadêmico e aprendizado. Sugiro que você tenha um horário regular para dormir e acordar, coma alimentos leves à noite e com antecedência de 2 horas antes de ir dormir. Nunca durma com fome. Abandone os eletrônicos 1 hora antes de ir deitar.
ALIMENTAÇÃO
Uma alimentação saudável tem um papel fundamental no desenvolvimento neurológico. Deficiências nutricionais e má alimentação (rica em açúcar e gordura, pobre em frutas e vegetais) influenciam significativamente a qualidade atencional. Uma alimentação ruim pode prejudicar o desempenho acadêmico, disposição, autoestima e concentração. Seu sistema cognitivo e mental depende de uma boa alimentação e hidratação para funcionarem bem.
ATIVIDADE FÍSICA
Pesquisas demonstram que além de diminuir a ansiedade e depressão, a atividade física melhora significativamente o seu desempenho cognitivo. Mas para isso a atividade física deve ser prazerosa e atrativa.
A Atenção é quem nos conecta ao mundo definindo nossas experiências de vida e senso de realidade. É ela quem sustenta a consciência e regula as ações voluntárias, pensamentos e sentimentos. A Atenção determina o que vemos, somos e construímos. Funcionando como um músculo que se pouco utilizado, definha. Portanto, antes de achar que alguém tem déficit de atenção, tente começar corrigindo seus maus hábitos a partir dos cuidados citados acima. Se mesmo assim o déficit atencional continuar, então é momento de procurar um especialista para uma investigação mais apurada. A Atenção é um recurso valioso e bastante negligenciado em nossas vidas, por isso precisamos cuidar bem dela.