SEGUNDA DOSE DA VACINA PODE SER TOMADA FORA DO PRAZO?

MARCELA XIMENES BLOG

Dra. Marcela Ximenes
Médica Pneumologista – CRM: 166911

Embora não existam estudos científicos mostrando os efeitos da vacinação com a Coronavac fora do prazo, a determinação do Ministério da Saúde  é  de que todos os que receberam a primeira dose tomem a segunda assim que possível, mesmo após o intervalo de 28 dias.

As pesquisas sobre a Coronavac foram baseadas na aplicação da segunda dose entre 14 e 28 dias e não há resposta científica sobre os efeitos do atraso sobre a eficácia do imunizante. Tendo em vista o que se sabe sobre outras  vacinas, acredita-se que o atraso de algumas semanas não deve comprometer a proteção oferecida pela vacina. O problema é que, quanto mais tempo a pessoa ficar sem a segunda dose, mais tempo estará suscetível a se contaminar com o coronavírus entre as duas aplicações.
Até a segunda dose não há proteção completa , por isso um tempo de espera muito longo deixa o indivíduo mais tempo vulnerável. 

PRIMEIRA DOSE JÁ OFERECE ALGUMA PROTEÇÃO?

Ainda não há conclusão sobre o nível de proteção oferecido apenas pela primeira dose da Coronavac. Resultados preliminares de um estudo realizado com quase 68 mil profissionais da saúde vacinados em Manaus demonstram uma proteção de 50% em prevenir a contaminação sintomática pelo coronavírus após 14 dias desde a primeira dose da vacina, contudo a análise é inicial. 

A primeira dose não será desperdiçada com atraso da segunda. A segunda dose é o reforço, ela potencializa a primeira resposta do organismo, produzindo ainda mais anticorpos,. Lembrando que é essencial tomar a segunda dose, porque os estudos sobre a vacina consideram as duas aplicações.

Se cuidem, e fiquem bem,!