Como saber se eu tive covid-19 se divido a cama com uma pessoa infectada?

MARCELA XIMENES BLOG

Dra. Marcela Ximenes
Médica Pneumologista – CRM: 166911

Pesquisadores de USP, Unesp e Fleury identificaram genes do sistema imune que podem ajudar no entendimento. Eles compararam 86 “casais discordantes”, em que só um desenvolveu a doença, apesar de terem mantido o contato durante a infecção.

Os genes identificados como causadores da susceptibilidade são o MICA e MICB,  que pertencem ao chamado “complexo principal de histocompatibilidade”, no cromossomo 6. Essas moléculas já foram descritas em estudos anteriores e estão associadas ao estresse celular, em situações como câncer e infecções.

Os pesquisadores observaram, por modelos matemáticos que moléculas MICA estavam aumentadas e as MICB diminuídas nos indivíduos infectados. Por outro lado, as MICB estavam aumentadas nas pessoas resistentes.

Outro complexo estudado foi o LRC (complexo leucocitário humano). Análises mostraram que os genes LILRB1 e LILRB2 estavam 5X vezes mais expressos nas pessoas infectadas. Eles atuam como inibidores das Natural Killers (NK), um tipo de célula de defesa do nosso sistema imune inato.

Importante dizer que a maioria das doenças não está associada a um único gene, mas faz parte de um sistema complexo, e uma ou outra molécula pode colaborar para a resistência ou suscetibilidade à infecção.

Pesquisadora do estudo em artigo da revista da USP afirmou : “Tivemos uma diferença muito grande de gênero. O grupo dos suscetíveis era composto de 53 homens e 33 mulheres; entre os resistentes, estavam 29 homens e 57 mulheres.”

Portanto, aguardamos maiores esclarecimentos sobre o tema, e quem sabe novos tratamentos !

REFERENCIAS:

Fonte : https://jornal.usp.br/ciencias/genes-do-sistema-imune-podem-explicar-a-resistencia-e-a-suscetibilidade-ao-novo-coronavirus/