Diabetes x Perda Auditiva

blog GUILHERME LODUCCA BLOG

Dr. Guilherme Loducca
Médico Otorrinolaringologista – CRM: 150194

Você sabia que o alto nível de açúcar no sangue pode afetar a audição? Diversos artigos têm estudado a relação entre diabetes e perda auditiva.

Quando suspeitar da perda de audição?

Seu familiar ou amigo pede para você repetir o que disse com frequência? Tem dificuldade para entender conversas em ambientes com ruído? O volume da TV está alto? Tem se isolado ou evita eventos sociais?

Todas essas situações podem indicar algum grau de perda auditiva, caracterizada pela redução da capacidade de ouvir. Existem 2 tipo: condutiva e neurossensorial.

A perda auditiva condutiva acontece por alguma barreira que impede a passagem do som. Tem como causas a cera, infecções ou lesões no tímpano.

A surdez neurossensorial acomete o nervo auditivo, impedindo a transmissão para o cérebro. A diabetes é fator de risco nessa categoria, porém podem incluir pressão alta, doenças genéticas, exposição a ruídos altos e até o envelhecimento.

A Diabetes é uma doença crônica que causa acúmulo de açúcar no sangue. Esse excesso pode causar danos ou bloquear os vasos sanguíneos. Assim, tende a provocar complicações nos órgãos que são irrigados por eles, inclusive o ouvido.

Para evitar complicações, importante é controlar a diabetes e fazer exames auditivos regularmente.

Portanto, tenha sempre um acompanhamento com seu otorrinolaringologista e endocrinologista de confiança.