Qual é o papel da alimentação na prevenção do Câncer de Mama?

GABRIELA LAIBER BLOG

Dra. Gabriela Laiber
Nutricionista
CRN3/ 54141/P

Muita gente se preocupa com o histórico familiar quando se fala do câncer de mama e não está errado pensar assim, mas é preciso deixar claro que é uma doença que não tem uma única causa.

É necessário observar os aspectos internos como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas, mas também importante olha aspectos externos como alimentação e estilo de vida.


Devemos estar atentos ao impacto das nossas escolhas alimentares uma vez que alimentos ricos em gordura saturada e pobre em fibras podem estimular o ganho de peso excessivo que é um dos fatores de risco para o câncer de mama por provocar alterações hormonais e um estado inflamatório crônico que estimula a proliferação celular, instabilidade genômica e consequentemente o surgimento da doença.


O INCA reforça que a correta ingestão de frutas, verduras, cereais integrais, leguminosas e sementes podem proteger contra o câncer por fortalecimento das defesas do corpo. Além disso, os micronutrientes e fitoquímicos presentes nesses alimentos podem impedir a chegada de substâncias cancerígenas às células e de consertar o DNA danificado quando a agressão já começou ou promovendo a morte dessa célula e impedindo a multiplicação desordenada.


Portanto, uma alimentação variada e rica em alimentos in natura de origem vegetal tem grande potencial na prevenção do câncer. Se for aliada a alguma atividade física, os resultados tendem a ser ainda melhores!