O que é Artrose/Artropatia Facetária?

MATEUS TOMAZ BLOG

Dr. Mateus Tomaz
Médico Neurocirurgião – CRM:158815

Como qualquer articulação, as articulações das facetas lombares podem desenvolver artrose (desgaste). Esse desgaste promove um crescimento ósseo ao redor dessa articulação, chamada “bico de papagaio”, que pode levar a dor e deformidade.

A artropatia da faceta ocorre quando as articulações da faceta degeneram ou se desgastam. Em particular, a cartilagem de proteção entre as articulações pode ficar mais fina ou danificada pelo desgaste.

Como resultado, os ossos das articulações podem não se mover como deveriam, o que causa dor, inchaço e rigidez.

E, embora não exista cura, o tratamento da dor e da rigidez pode melhorar significativamente a qualidade de vida.

O que causa a artropatia facetária?

A artropatia da faceta ocorre quando a cartilagem entre as articulações das facetas quebra ou é danificada. Isso pode ser causado por:

-Osteoartrose: Esta doença degenerativa é resultado do desgaste da cartilagem nas articulações. Embora seja mais comum nos quadris e joelhos, pode afetar qualquer articulação, incluindo as facetas.

-Acidentes ou ferimentos: Um acidente de carro, lesão esportiva ou queda pode danificar uma ou mais articulações da faceta, levando à artropatia das facetas.

-Desgaste nas articulações das facetas: Levantamentos pesados, postura inadequada e problemas no disco são alguns dos fatores que podem causar desgaste da cartilagem.

Sintomas

A dor é o sintoma mais comum da artropatia facetária. Outros sintomas possíveis são:

-Dor nas costas ou no pescoço que piora com a inclinação para trás

-Dor nas costas agravada pela torção do corpo ou elevação de objetos

-Rigidez ou incapacidade de mover parte das costas ou pescoço

Pode ser difícil saber se a dor nas costas é causada somente por artropatia facetária ou algo a mais.

Outros problemas, como lesões muscular, entorses ou problemas no disco podem causar sintomas semelhantes e a dor pode variar bastante de pessoa para pessoa.

Fatores de risco

Não há uma causa óbvia e única para a artropatia facetária. Os fatores de risco podem existir, mas variam dependendo da área das costas afetada.

Estudos não mostram ligação entre a artropatia da faceta cervical e sexo, idade, peso corporal ou atividade física.

Artropatia da faceta lombar

A artropatia facetária que afeta a área lombar pode ter vários fatores de risco.

Os possíveis fatores de risco incluem:

-Idade: A artropatia da facetas lombares é mais comum em pessoas idosas.

-Sexo: As mulheres são mais propensas que os homens a desenvolver artropatia facetária lombar.

-Etnia: É menos provável que os afro-americanos desenvolvam artropatia das facetas lombares.

-Peso corporal: O risco de artropatia da facetas lombares é aproximadamente três vezes maior para pessoas com IMC de 25 a 30 e cinco vezes maior em pessoas com IMC de 30 a 35.

Hereditariedade

Algumas pessoas podem estar propensas a desenvolver artropatia de facetas devido à sua genética ou ter um histórico familiar da doença. A hereditariedade também pode desempenhar um papel na quebra ou degeneração dos discos, o que pode levar à artropatia das facetas.

Diagnóstico

Podemos fazer um diagnóstico de artropatia facetária através de exames de imagem. Esses testes examinam os ossos e articulações da coluna vertebral para identificar danos às articulações das facetas.

Para diagnosticar a artropatia da faceta, podemos usar um ou mais dos seguintes exames:

-Radiografia

-Tomografia computadorizada (TC)

-Ressonância magnética ( RM )

Os resultados desses testes podem revelar quais facetas estão danificadas, e a gravidade do dano.

Tratamento

O tratamento da artropatia de facetas se concentra no alívio da dor e rigidez e pode incluir:

-Medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs): como ibuprofeno, aspirina e naproxeno. Esses medicamentos ajudam a aliviar a dor e reduzir a inflamação . As pessoas devem tomar esses medicamentos somente sob orientação médica.

-Fisioterapia: que pode ajudar a recuperar um pouco da força e movimento na coluna por meio de exercícios especiais.

-Ablação por radiofrequência: Este procedimento utiliza ondas de radiofreqüência para ”desligar” um nervo na articulação da faceta afetada. Isso impede que o nervo envie sinais de dor ao cérebro.

-Bloqueio anestésico: É quando utilizamos uma agulha para injetar um analgésico ou anestésico diretamente na coluna vertebral.

-Cirurgia da coluna: Um procedimento conhecido como fusão espinhal pode ser usado para fundir os ossos da coluna vertebral afetados em um osso. Isso pode aliviar a dor, impedindo o movimento das articulações das facetas danificadas.

Prevenção

Embora nem sempre seja possível evitar a artropatia facetária, existem medidas para reduzir o risco de desenvolvê-la. Esses incluem:

-Manter um peso corporal saudável: Excesso de peso aumenta o risco de osteoartrite e artropatia facetária.

-Exercitar-se regularmente: Caminhar, nadar e outras atividades de baixo impacto são fundamentais ao fortalecimento das articulações.

-Evitar ferimentos: Acidentes acontecem, mas algumas lesões podem ser evitadas com as devidas precauções. Devemos sempre usar equipamentos de proteção ao praticar esportes, usar técnicas adequadas de elevação e evitar levantar objetos muito pesados.

-Manter uma boa postura:  Manter as costas retas quando estiver sentado, em pé e andando.

-Não fumar: Fumar é prejudicial aos tecidos e ossos do corpo.

Dieta saudável: Uma dieta equilibrada de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas magras contém os nutrientes que os ossos e as articulações precisam.