Sinais de que coração de mãe merece todo o cuidado e carinho

MARCELO PONTE BLOG

Dr. Marcelo Ponte
Médico Ginecologista e Obstetra – CRM: SP141950

Gostaria de reforçar a importância da adoção de cuidados especiais com a saúde do coração das gestantes, já que uma em cada cinco brasileiras tem risco de sofrer um infarto e a gravidez, por si só, já provoca uma sobrecarga ao coração, devido ao excesso de volume sanguíneo.

Gestantes sem qualquer histórico de doença cardiovascular costumam apresentar alterações como o sopro cardíaco. Quando a gestante já é portadora de alguma doença cardiovascular, os cuidados precisam ser redobrados. O risco mais importante para a gestante com doença cardiovascular prévia é o agravamento da insuficiência cardíaca, devido ao aumento do esforço imposto ao coração durante a gestação. 

A boa notícia para as futuras mamães é que existem medidas preventivas efetivas. Por isso, é tão importante o acompanhamento pré-natal adequado. Durante a gestação, é fundamental ficar atenta ao aumento da pressão e alterações na frequência cardíaca.

Sedentarismo, consumo excessivo de sal, ingestão de álcool, tabagismo e excesso de peso são verdadeiras ameaças para as mulheres grávidas. É fundamental que a gestante mantenha dieta e rotina saudáveis, sempre com orientação e acompanhamento com seu ginecologista.