Esteatose Hepática

Dra. Janaína Petenuci
Médica Endocrinologista – CRM 166420

A esteatose vem se tornando uma doença do fígado cada vez mais conhecida da população em geral.

Esteatose caracteriza-se pelo acúmulo excessivo de gordura (lipidios) nas células do fígado denominadas hepatócitos. Essa pode permanecer estável por muitos anos e até regredir, se suas causas forem controlados. Se não o forem, a doença pode evoluir para a esteatoepatite.
Nessa fase a esteatose se associa a inflamação e morte celular, fibrose (cicatrização) e tem maior potencial de progressão, ao longo dos anos, para cirrose e para o carcinoma hepatocelular (CHC) ou câncer de fígado.

👉 A maioria dos pacientes com Esteatose hepática, independente da causa, é assintomática, embora alguns pacientes possam se queixar de fadiga, mal-estar e desconforto vago no abdome superior direito. Pacientes com esteatose alcoólica podem ter um exame físico normal ou hepatomegalia.

👉 Os pacientes são diagnosticados principalmente através de exames laboratoriais de rotina que revelaram aminotransferases hepáticas elevadas ou a esteatose hepática foi detectada incidentalmente na imagem abdominal.

📍O tratamento da Esteatose não-hepática consiste no controle dos fatores de risco (dislipidemia, obesidade e diabetes), perda de peso, imunização contra o vírus da hepatite A e B e abstenção do álcool.

📍Para pacientes com esteatose associada ao álcool que não progrediram para cirrose, a abstinência do álcool tem sido associada a uma rápida melhora na esteatose hepática.

✅ Qualquer desconforto ou percepção de algum sintoma procure seu médico.