Como evitar o câncer color retal?

BLOG Francisco Pimenta Marques

Dr. Francisco Marques
Médico Cirurgião Bariátrico – CRM:171969

Segundo estimativas do INCA/2020, o câncer colorretal é o segundo câncer que mais atinge as mulheres, e o terceiro com mais óbitos, perdendo apenas para o câncer de mama e pulmão.

👉Você sabia que, assim como o câncer de mama e o de colo de útero, o câncer colorretal tem uma forma eficiente de prevenção e de detecção precoce?

O exame de colonoscopia é a melhor opção de rastreio dessa patologia, pois além de fazer o diagnóstico precoce, ele é terapêutico e preventivo. Na maioria dos casos, ao retirar os pólipos encontrados no intestino grosso, evita-se que estes se transformem em lesões malignas ao longo dos anos.

Em 2018 a American Cancer Society (ACS) passou a recomendar o rastreio de câncer colorretal a partir dos 45 anos para a população em geral. Pessoas com fatores de risco, como história familiar de câncer ou pólipos, doença inflamatória intestinal ou síndrome hereditária, devem conversar com seus médicos para definir a melhor o rastreio.

👉 Estimule seus familiares, e neste mês das mães, oriente-a a procurar um cirurgião do aparelho digestivo ou gastroenterologista.