O que é Hipertensão Arterial?

RANNA BLOG

Dra. Ranna Pessoa
Médica Cardiologista – CRM: SP186092

A “pressão alta” como é popularmente conhecida, é uma doença crônica, com causas genéticas, ambientais e sociais que atinge 20-30% dos brasileiros!

Quais os sintomas? Nas fases iniciais, não costuma ter sintomas; mas a longo prazo aumenta o risco de AVC, infarto, insuficiência cardíaca, arritmias e até morte.

Qual a pressão arterial normal? Pressões maiores que 12×8 mmHg já classificam o paciente como pré hipertenso; e acima de 14×9 mmHg como hipertenso; mas todos já possuem risco aumentado!

A doença tem cura? Quando encontramos uma causa secundária, pode sim ter cura, mas a hipertensão primária, tem CONTROLE.

Como posso controlar a hipertensão? Depende de um conjunto de ações, entre elas uso correto das medicações, controle de peso, atividade física, dieta saudável com redução do sódio e aumento da ingestão de potássio e redução da ingestão de bebida alcoólica.

Como sei que o controle está sendo efetivo? O paciente hipertenso precisa fazer vários exames de rotina para avaliar o impacto da hipertensão na saúde cardiovascular; a frequência desses exames depende do seu risco e é individualizada junto ao seu cardiologista.

Posso medir a pressão em casa? Sim, por vezes seu médico pode precisar que sejam feitas medidas domiciliares para acompanhamento do tratamento. Os aparelhos de braço são mais confiáveis que os de punho. Mas lembre, isso não afasta a necessidade do acompanhamento médico regular.